março de 2017

O nosso projeto foi “desenhado” no teto da sala E02 no 1º período de 2016/2017. Em janeiro de 2017, resolvemos transferir as nossas ideias para o papel e, metendo mãos à obra “esboçamos” e organizamos objetivos, atividades a desenvolver, público-alvo, cronogramas e mais uma série de afazeres importantes.
Em fevereiro, foi tempo de fazer e organizar este blog mas, com tanta gente envolvida a dar opiniões e tão pouco tempo (aulas de 45 minutos semanais) para concretizar, tornou-se uma tarefa árdua. No entanto, já está a funcionar!
Agora, com a preciosa ajuda da nossa Diretora do Agrupamento, estamos a agendar algumas atividades, que a seu tempo divulgaremos neste blog, e a contactar as entidades que nos poderão apoiar na sua concretização.

maio de 2017



Bem, bem… tanta coisa foi organizada, escrita e apagada desde março! Em março tentámos (com a grande ajuda da nossa Diretora do Agrupamento) estabelecer contactos com a pessoa responsável pelo canil do Município de Ourém mas, até final de abril, não foi possível.
Claro que não podíamos desistir dos nossos objetivos finais e contactámos a associação A Casota Comunitária (que já falámos no nosso blog), foram extraordinários! Disponibilizaram-se, de imediato, para nos ajudar em tudo inclusivé com a nossa “feira de adoção”. No dia 4 de maio recebemos na nossa aula de CCA a Ana, colaboradora da associação A Casota Comunitária, que nos deu inúmeras ideias e esclareceu algumas dúvidas sobre o nosso projeto. Obrigada Ana!
Assim, continuaremos em agenda com a “feira de adoção” para o dia 16 de junho, na zona do Parque Linear/Mercado municipal. Ainda nos falta organizar toda a logística do evento ms com persistência e uma grande dose de vontade, vamos conseguir!
Aguardem por notícias nossas, contaremos tudo e como poderão ir lá adotar o(a) vosso(a) amiguinho(a).
Agora andamos super-ansiosos pois, no dia 8 de maio, vamos receber, na nossa escola, uma pessoa muito importante do partido PAN (Pessoas-Animais-Natureza). Estamos certos que nos vai esclarecer muitas dúvidas e dar excelentes ideias para o nosso projeto. Nesse dia, também nos visitará a ABC Rádio e o Notícias de Ourém! Avizinha-se um dia cheio de emoções!



Recebemos uma visita da TITI!

No dia 18 de maio recebemos a voluntária da casota Ana Nunes, o treinador Simão Marques da escola para cães,TobiaCão, e a amigável Titi.
Durante a aula de CCA falamos da recolha de ração (que se realizará dia 2 de junho, na nossa escola) e da feira de adoção. Esta última para o dia 16 de junho, no parque linear de Ourém.
18579215_779918318833282_280624360_n.jpgDurante o tempo que a Titi andava de um lado para o outro, a cumprimentar os alunos, o treinador Simão explicou-nos que frequentemente se realizam CãoMinhada, para recolha de ração para os animais da Casota mas também, e “isso é muito importante”, socializar os cães.
A voluntária Ana Nunes falou-nos da importância da esterilização: Sabiam que, se os animais cães e gatos de companhia fossem esterilizados, o número de animais abandonados desceria para quase 0%, e que, o abate sai muito mais caro do que a esterilização?
Para os amantes de animais, o treinador Simão Marques deu algumas dicas:
Dicas do Simão: 1ª - A socialização dos cães é muito importante, pois ajuda na comunicação entre eles evitando assim problemas de agressão por parte destes. (Na TobiaCão existem serviços de ATL canino, treinos de obediência, entre outros, e atividades semanais como as cãominhadas realizadas em Leiria e Ourém...)                      
                           2ª - Para evitar as necessidades fisiológicas dentro de casa nas carpetes leve-o à rua, às 8h, 13h, 18h e 22h (ou em horários semelhantes a este dependendo da sua rotina). Se o seu cão fizer as necessidades no local certo, recompense-o com biscoitos, que ele voltará a repetir! Mas, não o castigue se ele não o fizer, pois o cão vai “ler” a sua punição como um “Não podes fazer as tuas necessidades”, e passará a fazê-lo no local errado, mas escondido de si.
18579342_779918332166614_1083577321_n.jpg

Ana Nunes (Casota Comunitária)

📧anadununes@gmail.com
  916036813

Simão Marques (TobiaCão)
📧tobiacao@gmail.com
           916793991
Oriana Borges



Dia Aberto

Na passada semana decorreu, na 6ª feira (2 de junho), o Dia Aberto no nosso Agrupamento.
Foi um dia fantástico!!!! 
De manhã tivemos imensas atividades extraordinárias e ainda tivemos o prazer de receber a visita dos nossos colegas do 4º ano, que vieram conhecer a escola e o que de bom fazemos cá. Durante a tarde foi uma azáfama, tivemos que preparar a nossa "tendinha" para a recolha da ração e ajudar no que fosse preciso para que tudo estivesse bem para mais tarde. E... esteve mesmo! 
A partir das 18h começámos a receber as primeiras rações, conseguimos encher a nossa caixa! Obrigado, obrigado a todos os que colaboraram!
Agora o nosso próximo passo é para dia 16 de junho - o dia da Feira de Adoção - andamos ansiosos. Será no recinto do mercado semanal (na zona onde há animais vivos para venda) das 14h às 16.00h. Apareçam!







Ao longo deste ano letivo divulgaremos notícias, nacionais e locais, que consideramos importantes sobre os nossos amiguinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário